Whiplash

Whiplash – Em Busca da Perfeição | trailer legendado

Whiplash (bra: Whiplash: Em Busca da Perfeição) é um filme estadunidense independente de 2014 do gênero drama, escrito e dirigido por Damien Chazelle.

Andrew Niemann, de dezenove anos, quer ser o maior baterista de jazz do mundo, em uma liga com Buddy Rich. Este objetivo é apesar de não vir de um pedigree de grande, musical ou não, com Jim, seu pai professor do ensino médio, sendo um escritor fracassado. Andrew está começando seu primeiro ano no Shaffer Conservatory of Music, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Na Shaffer, ser o melhor significa ser aceito para estudar com Terence Fletcher e ser convidado para tocar em sua banda de estúdio, que representa a escola em competições de jazz. Com base em seu primeiro encontro nada positivo, Andrew fica surpreso que Fletcher o convida para se juntar à banda, embora na posição de baterista alternativo, o que ele está mais do que feliz em fazer inicialmente. Andrew rapidamente descobre que Fletcher opera com base no medo e na intimidação, nunca se contentando com o que considera menos do que o melhor a cada vez. Ser o melhor na mente de Fletcher não significa apenas jogar bem, mas sabendo que você está jogando bem e senão o que está fazendo de errado. Seu modus operandi cria uma atmosfera de medo e de cada homem ou mulher por si mesmo dentro da banda. Apesar de tudo, Andrew trabalha muito para ser o melhor. Ele tem que descobrir as prioridades de sua vida e o que está disposto a sacrificar para ser o melhor. A outra questão é quanto abuso emocional ele suportará por Fletcher para alcançar aquela grandeza, que ele pode acreditar que só poderá alcançar com os caminhos abertos por Fletcher

Em 2017 a revista Empire colocou Whiplash na lista dos “100 melhores filmes de todos os tempos”.

Whiplash: Em Busca da Perfeição
Estados Unidos: 2014
Duração: 106 min
Direção: Damien Chazelle
Produção: Jason Blum
Helen Estabrook
Michel Litvak
David Lancaster
Roteiro Damien Chazelle
Elenco Miles Teller
J.K Simmons
Paul Reiser
Melissa Benoist
Austin Stowell
Nate Lang
Chris Mulkey
Damon Gupton
Género: drama
Música: Justin Hurwitz
Direção de fotografia: Sharone Meir
Direção de arte: Hunter Brown
Figurino: Lisa Norcia
Edição: Tom Cross
Companhia(s) produtora(s): Sierra Affinity
Bold Films
BH Productions
Right of Way Films
Distribuição: Sony Pictures Classics
Lançamento: 16 de janeiro de 2014
Idioma: inglês
Orçamento: US$ 3,3 milhões

Sinopse

O filme abre com Andrew Neimann ( Miles Teller ) tocando bateria no Shaffer Conservatory of Music, a escola de música nos EUA e ele é apenas um baterista alternativo em alguma banda escolar. Andrew para abruptamente de tocar bateria quando o maestro da banda, Terence Fletcher ( JK Simmons ) aparece na porta na frente dele e pede a Andrew algumas informações pessoais dele. Quando Fletcher pergunta a Andrew por que ele parou de tocar, ele volta a tocar bateria. Depois de terminar de tocar, Terence diz que não pretendia voltar a tocar, então pede a Andrew que mostre seus rudimentos tocando bateria novamente. Enquanto Andrew toca bateria, Fletcher bate a porta, mas ele volta para recuperar sua jaqueta esquecida.

No dia seguinte, Andrew entra em uma aula além de Fletcher e lá, ele conhece o baterista chamado Ryan Connelly ( Austin Stowell ). Em pouco tempo, o professor chega e a turma executa “Billy’s An”. Andrew vê o homem (presumivelmente Fletcher) em silhueta olhando para a porta. Depois da aula, Andrew dá uma espiada em uma das salas de aula onde a aula é administrada por Fletcher, e ele está sendo observado por Fletcher.

Mais tarde, de volta ao Studio Band, Andrew está tocando bateria como baterista principal. De repente, Fletcher invade e Andrew fica horrorizado com ele. Fletcher conduz cada saxofonista e baixista, um por um e, finalmente, a bateria. Depois disso, Fletcher diz a Andrew para vir e ele é avisado para ir ao seu quarto amanhã às 6 da manhã.

Whiplash – Cena da cadeira (Dublado

Andrew conhece Nicole ( Melissa Benoist), a garota que trabalha no cinema e a convida para sair com ele. No dia seguinte, Andrew percebe que está atrasado para a aula. Andrew luta e corre rapidamente para a escola, mas ele entra na sala de aula vazia. Andrew sabe que a aula realmente começa às 9h. Andrew espera três horas antes da aula. Exatamente às 9h00, Fletcher chega e começa a reger a música “Whiplash”. Durante o ensaio da banda, Fletcher confronta e de repente grita com um saxofonista chamado Metz ( CJ Vana ) tocando desafinado e com raiva diz a ele para sair da Studio Band. Isso aumenta a agressividade e a ira de Fletcher. Fletcher faz a classe fazer uma pausa. Fletcher e Andrew conversam sobre sua vida e família.

Após o intervalo, a aula é retomada. Mas quando Fletcher perde a paciência com o ritmo da bateria de Andrew, Fletcher joga uma cadeira em Andrew (mas ele se esquiva). Fletcher dá um tapa em Andrew a cada quatro em 12 contagens que ele faz e ele não para de questionar até que Andrew responda se ele está “arrastando” ou “correndo”. Andrew responde “correndo” e então Fletcher força Andrew a dizer a toda a banda que ele está realmente chateado, mais alto! Fletcher então zomba de Andrew sobre seus pais estarem separados. Mais uma vez, Fletcher diz a Andrew que ele está chateado, mais alto. Assim, Andrew está ficando envergonhado e insultado.

Em sua casa, Andrew continua praticando bateria, fazendo sua mão sangrar no processo. Após a apresentação da banda na competição, Tanner ( Nate Lang), baterista principal, dá suas partituras para Andrew. Andrew negligencia as partituras para comprar uma lata de coca na máquina de venda automática. Enquanto Tanner procura suas partituras, elas desaparecem misteriosamente. Tanner não pode jogar sem os lençóis. Andrew intervém, afirmando que conhece a música Whiplash de cor. Andrew joga bem e ganha o lugar de Tanner. Assim, Andrew é o novo baterista principal. A família de Andrew está jantando em sua casa e fala sobre sua experiência em Shaffer.

No Studio Band, a banda está praticando a nova música chamada “Caravan”, que precisa de um registro de tempo extremo de 330 bpm. Fletcher dispensa a banda, exceto Andrew, quando Fletcher o discute sobre aquela nota. Em breve, chega Ryan Connelly, que Andrew conheceu na outra classe. Andrew toca bateria para testar a habilidade do andamento, mas seu andamento falha enquanto Ryan toca bem. Portanto, Fletcher considera Ryan como o novo baterista principal, mas Andrew não concorda com isso. Com ciúmes, Andrew será o baterista principal se conseguir o papel.

Mesmo que seja Lento não pare (Whiplash)

Andrew termina com Nicole, dizendo que sua ambição só vai atrapalhar o relacionamento deles. Em sua casa, vemos Andrew praticando bateria com mais intensidade com uma jarra de água com gelo ao lado, para o caso de sangrar. Como ele não consegue atingir o tempo exigido, Andrew soca o tambor em frustração e sua mão está sangrando, pingando na jarra de gelo.

No Studio Band, Fletcher, em lágrimas, revela em sala de aula que um talentoso ex-aluno seu, Sean Casey, morreu em um acidente de carro. A banda ensaia “Caravan”, mas Carl Tanner luta com o ritmo; Fletcher faz o teste de Andrew, Ryan e Tanner por horas enquanto a classe espera do lado de fora, mas os três não conseguem atingir o ritmo exigido. Quando é a vez de Andrew, Fletcher chuta a cadeira, em seguida, joga o tambor fora com raiva e até diz a Andrew para aumentar o ritmo. Nesse processo, a mão esquerda de Andrew sangra e o sangue pinga na bateria. Após um minuto de jogo, Fletcher finalmente diz a Andrew que ele mereceu o papel.

No caminho para uma competição de jazz, o ônibus que Andrew andava quebrava. Então Andrew aluga um carro, mas chega atrasado para o ensaio sem suas baquetas. Ele dirige de volta para a locadora de automóveis e pega as baquetas, mas, ao voltar a toda velocidade, seu carro é atropelado por um caminhão. Ele rasteja dos destroços e, apesar do ferimento e do rosto ensanguentado, luta para entrar na competição de jazz. Com a mão esquerda machucada, ele não consegue mais tocar e joga a baqueta no chão. Depois disso, Fletcher diz a Andrew que ele terminou. Andrew ataca Fletcher na frente do público.

Andrew é expulso de Shaffer e contatado por um advogado que representa os pais de Sean Casey. O advogado explica que Sean realmente se enforcou, tendo sofrido ansiedade e depressão após ingressar na classe de Fletcher. Os pais de Sean querem impedir Fletcher de ensinar; Andrew concorda em testemunhar e Fletcher é demitido.

Andrew vai ao clube onde vê Fletcher e os músicos de jazz. Quando a música termina, Andrews sai do clube, mas Fletcher liga para ele e conversa com Fletcher. Fletcher explica que empurra seus alunos além do esperado para que eles possam alcançar a grandeza. Ele convida Andrew para se apresentar no show do festival JVC com sua banda. Andrew concorda e convida Nicole, sabendo que ela tem um novo relacionamento.

No palco, Fletcher diz a Andrew que sabe que testemunhou contra ele e, em vingança, lidera a banda em uma nova peça para a qual Andrew não recebeu partituras. Andrew deixa o palco humilhado, mas retorna e começa a tocar “Caravan”, interrompendo Fletcher enquanto se dirige ao público. O resto da banda se junta a ele, e Fletcher faz o mesmo. Andrew termina a apresentação com um solo de bateria extravagante. Fletcher fica zangado a princípio, mas acena com a cabeça em aprovação para Andrew quando ele termina.

Whiplash Final Scene – Andrew Neyman’s Performance

Produção

O filme foi precedido por um curta-metragem homônimo de dezoito minutos, com Johnny Simmons (sem relação com J.K Simmons) no papel de Andrew. O curta recebeu o prêmio do juri de melhor curta-metragem do Festival de Sundance de 2013. Obteve apoio do programa de longa-metragem do Instituto Sundance e do  para a produção do longa-metragem, que contou com Jason Reitman como um dos produtores executivos. Apresentado no mesmo festival em 16 de janeiro de 2014, foi agraciado com os prêmios da audiência e do juri. Seus direitos foram adquiridos pela Sony Pictures Classics.

Apesar de ambientado em Nova Iorque foi gravado em locação em Los Angeles. Caravan de Juan Tizol e Whiplash de Hank Levy são as duas composições citadas e executadas. Há traços autobiográficos no roteiro escrito pelo diretor, que também foi um estudante de bateria e sofreu com a rudeza de um professor.

Elenco

  • Miles Teller como Andrew
  • JK Simmons como Fletcher
  • Melissa Benoist como Nicole
  • Paul Reiser como Jim Neimann
  • Austin Stowell como Ryan
  • Nate Lang como Carl Tanner
  • Chris Mulkey como tio frank
  • Damon Gupton como Sr. Kramer
  • Suanne Spoke como tia Emma
  • Max Kasch como vizinho de dormitório
  • Charlie Ian como Dustin
  • Jayson Blair como Travis
  • Kofi Siriboe como baixista (Nassau)
  • Kavita Patil como assistente – Sophie
  • CJ Vana como Metz
  • Tarik Lowe como pianista
  • Tyler Kimball como saxofonista nº 2
  • Rogelio Douglas Jr. como trompetista

Bilheteria